sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Prazer de Viajar - 72






Fotos de M

Não, não “Era uma vez uma casa branca nas dunas voltada para o mar”, nem vi nenhum rapazinho. E, por mais que olhasse para dentro das poças de água transparente e linda, não descobri “uma menina muito pequenina a rir”, que a história A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner é outra.
Não duvido que aqui em Biscoitos os meninos açorianos lêem Sophia, mas também Gaspar Frutuoso (*), no seu livro Saudades da Terra, conta histórias muito interessantes que lhes irá satisfazer a curiosidade. De um outro modo será, certamente adaptadas à curiosidade que com as crianças vai crescendo. E como ainda existe em mim um misto de criança e de adulta, apeteceu-me trincar a pedra negra da parede ali ao lado, a lembrar o pão biscotum que, preto porque cozido duas vezes para durar, alimentava os navegadores de então. Claro que não ousei pôr em prática essa minha ideia, por mor do bom estado futuro dos meus dentes. Contentei-me com a informação de que o solo de Biscoitos tem uma pedra muito parecida com o tal alimento das viagens marítimas, e que à semelhança entre ambos se deve o nome da povoação. E imaginei o sabor de uns outros biscoitos referidos numa passagem do livro Mau Tempo no Canal que terão feito as delícias de Margarida durante a sua estadia em casa do barão e da baronesa da Urzelina:

« - E amanhã de manhã traz-se-lhe o leitinho à cama… - disse a baronesa.
- Quer pão com manteiga ou biscoitos?
- Olhe que é tudo de casa… - declarou o barão. – Só comemos manteiga de pêlo, batida à vista. O engenho trabalha só para o vapor. Amanhã mostra-se-lhe tudo, Angélica!»

M

Mau tempo no Canal, Vitorino Nemésio, Publicações Dom Quixote

Biscoitos, Ilha de São Jorge, Açores

(*)
http://asilhasencantadas.blogspot.com/2011/01/gaspar-frutuoso.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaspar_Frutuoso

1 comentário:

bettips disse...

Adorei essa parte (também), a manteiga de pêlo... Como não sorrir?