sábado, 5 de agosto de 2017

245. O MEU PÁSSARO - Epílogo


«O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir e traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já. O viajante cumpre a sua obrigação: viaja e diz o que vê. Se não parece dizer tudo, será erro seu ou desatenção de quem leu.»



José Saramago, Viagem a Portugal, 1981

4 comentários:

Isabel disse...

Que pena! Gostei desta "viagem" com o pássaro!

Gostei das palavras do Saramago.

Chegou a minha casa um pássaro, vindo da mesma ninhada. Já se instalou, junto a um ouricinho e um golfinho, numa estante de livros. Acho que se vão dar todos muito bem!

Beijinhos:)

Anónimo disse...

Esse livro é um gosto tão bom! Também o tenho, Círculo de Leitores, 1981. E quantas vezes o vi, procurei referências, ideias, leituras de outros tempos, quando não havia internet fácil. Aliás, está aqui no "escritório", atrás de mim, e já o utilizei (palavra de viajante) também nestes últimos anos.

B

Anónimo disse...

Tens tanta imaginação... porque não pões o chapim a falar "de alto" com o indigente (ou infiltrado) pardal? Just an idea...
Bj
B

Justine disse...

M., a ideia, no fim de Julho, era ir comentando os teus textos tão interessantes, sempre muito bem acompanhados pelo passarito fotografado com sensibilidade. Não consegui! Muitos amigos a passarem, muita coisa para fazer, o tempo sem esticar! Fui lendo alguns textos, fui "passando os olhos" por outros. O suficiente para saber que fizeste um excepcional exercício literário, que é pena deixares apenas confinado ao teu blogue. Já pensaste oferece-los aos teus netos? eles guardarão para sempre as histórias que a avó escreveu sobre um passarinho que não era bem um passarinho, era muito mais do que isso...
Escolheste muito bem o texto para finalizar o teu "voo com o passarinho".
Estás em forma, sabes? Continua a presentear-nos com "pérolas" destas!