sexta-feira, 10 de novembro de 2017

249.


Foto de M 

Quando olhei para cima lembrei-me de uma conhecida expressão usada por muitos de nós em certas ocasiões problemáticas. Pois é, ter uma pedra no sapato acontece por aí, seja de gravilha o solo que se pisa, de alcatrão, cimento ou qualquer outro, até o imaginário onde o nosso pensamento circula. Por causa daquelas pedras no telhado, não sei se periclitantes, se tenazes na postura assumida, dei comigo a questionar-me sobre a expressão Ter uma pedra no sapato e cheguei à conclusão que o seu significado extravasa matérias e territórios. Em Villafranca del Bierzo, por exemplo, há quem as tenha no telhado. E o que aconteceria se o telhado fosse de vidro? Com facilidade se partiria, julgo eu, e pronto, ficava tudo em pratos limpos, ou melhor dizendo, em pedacinhos iridescentes, o que por vezes resolve situações em equilíbrio instável. 
M

4 comentários:

jorge esteves disse...

O significado, de facto, parece evidente. Não sei é se a expressão tem origem para lá da evidência. Se a achasse, sim, ficaria tudo em pratos limpos...
Lá te espero!
com abraço.

jorge

Justine disse...

E eu ao ler o teu post lembrei-me logo do "Coisas do arco-da-velha e o gosto pela língua portuguesa, que tu também cultivas.

Manuel Veiga disse...

por vezes um quase-nada, um "pedacinho iridescente" e o telhado vai abaixo!

deixo um abraço.

Mónica disse...

a pedra no telhado é intrigante, estará a segurar alguma telha? terão atirado a pedra? quem n tem telhados de vidro nada teme